Minha Cidade

Barroso
Fundação: 12 de Dezembro de 1953 (55 anos)

A história do município de Barroso remonta ao século XVIII e está diretamente ligada aos viajantes e desbravadores da região, que percorriam a área em busca de ouro.

Na região onde hoje se situa o município, ponto de passagem a Tiradentes e São João del-Rei, o alferes Joaquim Barroso oferecia “pouso” aos viajantes que iam às áreas mineiradoras à procura de ouro. As pessoas diziam que estavam indo "no Barroso", nome que acabou servindo para denominar o município desde seus primórdios até os dias de hoje.

Posteriormente, o terreno do Barroso foi adquirido por Antônio da Costa Nogueira, responsável pela construção da primeira capela de Sant'Ana do Barroso, freguesia da Borda do Campo, por volta de 1792. Em torno dessa capela, elevada a freguesia em 1874, cresceu a povoação. O distrito de Barroso, criado no século XIX, pertenceu sucessivamente, aos municípios de Barbacena, Prados e Tiradentes. Em 1938, com a emancipação de Dores de Campos, o município de Barroso passou a integrar este novo município.

No dia 12 de dezembro de 1953, após articulações políticas de representantes do município de Barroso, a localidade transformou-se em Município através da Lei 1.259, emancipando-se de Dores de Campos. No dia 1º de janeiro de 1954 foi instalado o município e a Comissão de Emancipação erigiu um obelisco na praça Gustavo Meireles, como marco da histórica data.

O monumento, construído em cimento armado e medalhões de bronze, é a homenagem de gratidão aos seguintes componentes da Comissão Emancipadora: Geraldo Napoleão de Souza (presidente), Epifânio Barbosa, José da Silva Pinto, Brasilino dos Reis Melo, Silvano Albertoni, José Augusto de Sousa e José Pio de Sousa.

A partir das décadas de 1950, 60 e 70, com o advento da indústria de cimento no município, o município observou um expressivo crescimento, atraindo pessoas de diversas áreas a Barroso, que buscavam oportunidades de emprego. O município passou a ter então, um perfil majoritariamente industrial.

Nos dias atuais, o desenvolvimento da atividade turística vem se fortalecendo como uma numa nova alternativa à dependência de Barroso da indústria do cimento. Projetos relacionados ao turismo ecológico e de aventura e esportes radicais são atualmente apostas do município que visam não só ao desenvolvimento econômico como também a uma maior qualidade de vida para os cidadãos barrosenses.


Geografia

Com uma área de 81,726 km². Faz divisa com os municípios de Barbacena, São João del-Rei, Prados e Dores de Campos.

Barroso está a 970 metros acima do nível do mar, devido a esta altitude o período de calor é curto, entre os meses de novembro a março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou deste Blog?
Sua opinião é muito importante.
Obrigado!

Postagens populares