Lago Paranoá

Lago Paranoá é usado por pescadores profissionais e amadores
O lago tem 40km2 de extensão e pouco depois de construído recebeu 14 espécies de peixes. Algumas se desenvolveram bem: tilápia, tucunaré, traíra e carpa. Hoje, o Lago Paranoá completa 50 anos.

A tarrafa cai na água e sai cheia de peixes. Pelo menos oito meses por ano, a fartura é certa. Fonte de renda para 60 famílias que vivem da pesca profissional. “Nosso peixe aqui é muito bem aceito no mercado. Temos cará, carpa, tilápia e às vezes sai até tucunaré”, conta presidente da Cooperativa de Pescadores, Geraldo Ângelo.

A pesca comercial no Lago Paranoá foi liberada há nove anos. Só pode ser feita por pescadores licenciados e respeitando regras ambientais. “Ele tem que pescar dentro da lei. Se hoje ele predar o lago, amanhã não vai ter peixe. Eu acho que todo profissional tem que zelar pela sua labuta, pelos seus meios e pela biodiversidade. Só assim nossos filhos terão um Lago Paranoá saudável”, afirma o major da Polícia Militar Ambiental, Alexandre Alves.

Quem faz do lago um refúgio para o estresse diário sabe que existem segredos para pegar um bom peixe. “Aqui é diferente porque a isca que a gente usa, pra pescar tilápia e carpa, é farinha. A base da isca é farinha. Depois vem uma série de misturas com queijo, batata-doce, receitas que você encontra na internet”, revela o funcionário público João Henrique.

O lago é também ponto de encontro de amigos. João Henrique e Iovaldo se conheceram pescando, há quatro anos. “Aliás, não conheço outra turma pra fazer mais amigos do que pescador. Parece que um pescador sempre interage com o outro. É uma amizade que se forma rápido. Quando você pesca, no dia seguinte sua cabeça fica leve. Parece que cérebro desliga quando você está na beira de um lago, de um rio”, acrescenta o aposentado Iovaldo Soares.

O lago também tem áreas destinadas para banho, como o Piscinão do Lago Norte, na pista que liga o Varjão ao Paranoá. Além da Prainha, perto da Ponte Costa e Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou deste Blog?
Sua opinião é muito importante.
Obrigado!

Postagens populares